Endereço

Rua Frei Caneca, 1212 - 1º Andar - Conjunto 15
Consolação - SP - CEP: 01307-002

Telefone

(13) 99637-4229

Pós-graduação pode ser o caminho para driblar a crise. Especialização traz a qualificação necessária ao currículo

Assim como vem acontecendo em outros segmentos, o de educação também tem sentido os reflexos da instabilidade econômica que o país enfrenta. Um exemplo bastante nítido é o do setor de pós-graduação, que até 2014 vinha registrando expansão significativa no número de novas matrículas, com crescimento no último ano de aproximadamente 15% no Estado de São Paulo, mas que em 2015 sofreu uma retração e deve fechar com queda geral de 105 a 15%, diz Marcelo Saraceni, presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pós-Graduação (ABIPG).

Saraceni explica, ainda, que a queda só não foi maior porque tem havido uma migração para cursos de especialização de baixo custo, além de um ligeiro aumento na procura pelos de educação a distância. “Essa instabilidade na economia, aliada à redução da oferta de emprego, tem desestimulado e criado um clima de insegurança por parte dos alunos, que fica receoso de assumir um compromisso de longo prazo”. 
Por outro lado, o presidente da ABIPG ressalta que as instituições de ensino têm se organizado para agregar diferenciais aos sus programas que sejam capazes de atrais um número maior de alunos. “Investir em educação de qualidade é fundamental, principalmente em momentos como este, em que ter um bom currículo faz toda a diferença na hora de conseguir um emprego. E as escolas, cientes disso, precisam estar cada vez mais preparadas para oferecer programas que atendam às necessidades do aluno e do mercado. Da mesma forma, as empresas precisam enxergar que a capacitação de seus quadros funcionais é o caminho mais efetivo para o sucesso dos negócios”, complementa Saraceni.

Fonte: Folha de São Paulo - Especial Vestibular e Pós


Data da notícia: 31/10/2015


Voltar

Você está procurando especialistas em Pós Graduação?