Pós-graduação no Brasil? Uma visão de futuro

São Paulo SP - (DINO 19 jun, 2017) - Até os primeiros anos da década de 90, o setor do ensino superior, no Brasil gozava de alta rentabilidade e baixa competitividade, devido principalmente ao protecionismo e fortes barreiras de entrada de ordem sociopolíticas e legais, que privilegiavam as instituições de ensino superior já estabelecidas. Essa situação se refletia em um ambiente bastante favorável a essas organizações em termos de demanda, garantindo uma relação candidatovaga bastante positiva.

Os pesados investimentos públicos no ensino fundamental e médio em agregar novos investimentos às universidades públicas, além de uma postura mais liberal do Ministério da Educação contribuíram para criar um ambiente mais atrativo direcionando significativos investimentos para o ensino superior privado no Brasil.

"Como consequência, teve início uma grande expansão no setor, a partir de 1995, com a implementação de normas e ações destinadas a motivar a abertura de novos cursos e criação de novas instituições privadas de ensino superior. Acrescentando a isso, uma forte demanda reprimida que finalmente conseguiu acesso ao ensino superior, além do ingresso tardio da população economicamente ativa concluinte do ensino médio há mais de cinco anos, o resultado foi uma explosão de crescimento no setor", comenta Marcelo Saraceni ? Presidente da ABIPG ? Associação Brasileira das Instituições de PósGraduação.

Com um aumento significativo do número e tamanho das Instituições privadas e um crescimento médio de aproximadamente 14 % ao ano de 1994 a 2004, o setor passou a atrair grandes grupos consolidadores, nacionais e internacionais, alguns com origem em outros setores como os fundos de investimento e bancos. Essa solidificação acabou modificando a situação competitiva do setor, realinhando suas características estruturais e direcionando-o para um contexto cada vez mais oligopolista e protecionista.

A partir de 2004 o cenário começa a mudar novamente. A indústria do ensino superior privado começa a ingressar em um estágio de maturidade. Começase a observar um período de estabilidade de demanda em função da dificuldade de novos ingressantes no formato atual, estabilizando o crescimento em níveis próximos ao crescimento do PIB. No entanto, o movimento consolidador cresce de forma cada vez mais intensa. Há quinze anos, os vinte maiores grupos de educação possuíam menos de 10 % do mercado. Hoje, os dez maiores possuem na faixa de 50% Daqui a dez anos, qual será a participação de mercado desse pequeno grupo?

Qualquer setor com um alto nível de concentração é muito ruim para o consumidor. Oligopólios não se caracterizam pela qualidade dos bens e serviços oferecidos, tampouco pelo preço baixo. Em relação ao setor de ensino superior, quanto mais nos aproximamos de um alto percentual de concentração, mais nos distanciamos de um modelo educacional focado em inovação e que gere crescimento sustentável para os indivíduos, empresas, entorno social e
estado.

Acrescentando a isso uma quantidade de vagas muito superior ao número de alunos ingressantes, chegamos a uma crise de rentabilidade sem parâmetros no setor, atingindo principalmente as pequenas e médias faculdades. Dessa forma, as instituições de ensino buscaram alternativas para voltar a se tornar rentáveis. Com a falta de controle e avaliação por parte do poder público nos cursos de pósgraduação lato sensu, a maior parte delas enxergou na oferta desses cursos potencial para agregar receita marginal sem grandes custos associados, visto que poderiam utilizar os espaços e docentes ociosos em suas instituições. A falta de foco e planejamento acabou por criar uma quantidade enorme de especializações desalinhadas das demandas reais das organizações, indivíduos e sociedade.

"Na tentativa de ajustar essa oferta, o Conselho Nacional de Educação constituiu uma comissão para ajustar normas e diretrizes para esse segmento educacional. O sucesso dessa comissão depende principalmente do diálogo com todos os agentes envolvidos e do entendimento das necessidades reais de formação profissional que os cursos de pósgraduação lato sensu atendem. O crescimento econômico e a contribuição social devem ser observados antes dos interesses cartoriais. Caso contrário, será um jogo de soma zero, mas que ainda pode ser evitado com a união do setor educacional, do meio empresarial e da administração pública na busca de um modelo focado em inovação, crescimento e sustentabilidade", finaliza Saraceni.

Fonte: Agência Estado


Data da notícia: 19/06/2017


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