Endereço

Rua Frei Caneca, 1212 - 1º Andar - Conjunto 15
Consolação - SP - CEP: 01307-002

Telefone

(13) 99637-4229

Online ou presencial?

Os MBAs a distância começaram a ganhar espaço no Brasil, mas ainda enfrentam uma certa resistência do mercado. 

Especialistas afirmam que os cursos online devem ser vistos como uma opção apenas para os profissionais que não conseguem se desvincular do trabalho do dia das aulas - como os que viajam com frequência - ou que uscam cursos mais baratos que exigem menos dedicação. 

Entre os pontos negativos estão a falta de aulas práticas, constantes nos cursos presenciais, e uma maior dificuldade para fazer networking. 

De acordo com a diretora da Associação Nacional de MBA (Anamba), Karla Alcides, a entidade não credencia nenhum MBA 100% online e reconhece apenas aqueles com percentual de, no máximo, 20% de aulas online. 

"No Brasil, o MBA online não é uma alternativa para quem pode fazer o presencial. É para quem não tem a possibilidade de faze ro presencial pela qualidade. Nos Estados Unidos, há excelentes MBAs online, mas, aqui, temos mais necessidade de presença para o aprendizado", afirma Karla. 

Para o presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pós-Graduação (ABIPG), Marcelo Seracini, os profissionais que buscam cursos online precisam ter cautela e avaliar os objetivos que buscam com a capacitação. 

"O presencial tem vantagens como o networking e disciplinas práticas, enquanto o online tem custo mais baixo e demanda menos tempo de dedicação. O aluno precisa compreender qual é a necessidade dele", diz Saraceni. 

Equivalente. O diretor de negócis do Ibemec, José Luiz Trinta, afirma que os cursos a distância d ainstituição tem a mesma grade do presencial. "Oferecemos um modelo flexível, em que o aluno pode começar a qualquer hora, mas não é um curso simples." (Vitor Vieira)

Fonte: O Estado de São Paulo - Educação

Linkhttps://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,mba-online-ainda-enfrenta-resistencia,1100552


Data da notícia: 26/11/2013


Voltar

Você está procurando especialistas em Pós Graduação?