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Criados pelo governo federal em 1999, os mestrados profissionais têm se ampliado pelo país, principalmente nas áreas de pedagogia, temáticas multidisciplinares, administração, ciências contábeis e turismo. Para os especialistas do setor, esse movimento é favorecido graças às ideias de que essa pós-graduação é capaz de estabelecer um meio-termo entre a especialização técnica e as formações acadêmicas, voltadas para a pesquisa, assim como também permite a ampliação dos conhecimentos ao cotidiano de trabalho. 

O fato de esses mestrados profissionais darem ao aluno a oportunidade de iniciarem carreira como docente é outro fator que favorece a busca pelos cursos. Além disso, há iniciativas do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que oferecem bolsas aos estudantes que desejam cursar mestrado profissional nos Estados Unidos como parte do programa Ciências sem Fronteiras. Cursos sobre empreendedorismo, qualidade e competitividade são as principais áreas de interesse do programa do governo. 

Enquanto o MBA é pensão para dar ao aluno uma competência ou habilidade específica e relativa ao mercado de trabalho, o mestrado profissional pretende desenvolver a capacidade de pesquisa, mas com aplicação prática. Nesse sentido, Edgar Jacobs, diretor técnico da Associação Brasileiras das Instituições de Pós-Graduação (Abipg) dá um exemplo: um mestra do profissional na área da saúde pode centrar-se na busca por melhorias no atendimento dos clientes. Então, nesse caso, os projetos finais dos estudantes criarão novos sistemas administrativos e de atendimento que permitam alcançar esses objetivos. “O mestrado profissional foi criado pensando nas pessoas que já estão no mercado de trabalho, ma desejam se aprofundar metodologicamente em seu campo de atuação”, resume.

A professora Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), lembra que o mestrado profissional se direciona a demandas prementes de determinado campo de estudo e tem o propósito de qualificar para a prática. “Por esses objetivos, essa modalidade de pós-graduação enfatiza a aplicabilidade técnica e o exercício da inovação”, diz. Como vantagens em relações às qualificações lato sensu, os titulados em cursos de mestrado profissional têm os mesmos direitos que os mestres com títulos obtidos nos cursos acadêmicos, entre eles poder dar aula em faculdades e participar de concursos que exijam essa titulação. Além disso, se para o mestrado e o doutorado acadêmicos são solicitadas a apresentação e a defesa de uma dissertação ou tese, no mestrado profissional o trabalho final pode ser, além da possibilidade da dissertação, uma revisão de literatura: apresentação de artigos; desenvolvimento de aplicativos ou software; registro de propriedade ou outras pesquisas que tenham aplicação prática.

CURRÍCULO DIFERENTE
Em busca de um conhecimento mais aprofundado e crítico a respeito do seu âmbito de trabalho, Bianca Bozon Moreira Talassi, gerente de marketing, comunicação e eventos da Chemtech, empresa brasileira de engenharia do grupo Siemens, decidiu ingressar no mestrado profissional. A executiva, que sempre gostou de estudar e concluiu a graduação em marketing aos 20 anos de idade, já tinha feito uma pós-graduação na área e queria complementar sua formação com um curso que permitisse diversificar seu currículo. Por isso, decidiu fazer o mestrado profissional em administração, formação que concluiu há mais de seis anos.

A decisão foi facilitada pela própria empresa na qual trabalhava na época, que permitia que ela dedicasse parte de seu horário de trabalho para estudas. “Escolhi fazer o mestrado em administração, e não em marketing, pois assim passaria a contar com um diferencial em relação a outros profissionais no meu mercado. Dessa forma, aumentei minha empregabilidade”, acredita.

Bianca explica que, apesar de ambos se orientarem ao mercado de trabalho, diferente do MBA o mestrado profissional ensina o aluno a investigar temas com mais profundidade e também a desenvolver seu pensamento crítico. “No MBA, grande parte das aulas se concentra na resolução de problemas sobre o mundo dos negócios”, compara.

Para a executiva, um dos momentos mais satisfatórios do curso foi quando ela concluiu sua dissertação, que foi um estudo comparativo entre uma ferramenta de marketing de serviços dos Estados Unidos e uma solução brasileira. “Depois de escrever o trabalho, percebi como a área de marketing de serviços ainda pode se desenvolver no país”, conta. Além do olhar renovado em relação às suas tarefas laborais, outra vantagem que o mestrado profissional trouxe a Bianca foi também a possibilidade de dar aulas. Assim, hoje ela combina a carreira de executiva com a docência nos cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas no rio de Janeiro.

Fonte: Revista Pós Graduação & MBA - nº19


Data da notícia: 09/01/2015


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