Endereço

Rua Frei Caneca, 1212 - 1º Andar - Conjunto 15
Consolação - SP - CEP: 01307-002

Telefone

(13) 99637-4229

Entrevista: Marcelo Seracini, presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pós-Graduação (ABIPG)

Qual a importância da pós-graduação na vida de um profissional, especialmente na atual conjuntura, levando-se em conta o momento de crise econômica brasileira e mundial? 

MARCELO SERACINI - Com a crise, busca-se cada vez mais profissionais qualificados para os cargos, que se tornam mais disputados. os empresários precisam de ferramentas de gestão mais efetivas, os executivos e técnicos têm menos espaço para errar e os processos seletivos se tornam mais disputados, aumentando o nível de exigência e o poder de barganha das empresas na controlação. Por todos esses fatores,  a pós-graduação torna-se cada vez mais necessária. 

A crise econômica está refletindo na área da pós-graduação? Ou seja, está havendo retração de matrículas neste setor da Educação?

MS - Em um primeiro momento causou uma retração, e se manteve pelos últimos três anos. Este ano, já estpa dando mostras de recuperação, apesar do agravamento da crise. Parte por conta da demanda reprimida, que sentiu a necessidade de melhorar o seu nível de empregabilidade para se recolocar ou crescer em um mercado de menos oportunidades e mais competitividade, e outra parte por conta de ajustes que as prórpias instituições ofertantes fizeram em seus preços para se ajustar a este momento econômico desfavorável. 

AT - Como a pós-graduação poderá usar o momento de crise para se destacar na carreira? 

MS- Detectando oportunidades, oferecendo valor para as empresas  e instituições contratantes, oferecendo soluções criativas e superando as dificuldades conjunturais com confiança, competência e resiliência. 

AT - O que o mercado espera do profissional  que tem especialização no currículo?

MS - Um maior domínio das ferramentas e um melhor desempenho profissional em sua área de formação. A dedicação do aluno na pós-graduação, o nível de empenho e a qualidade de sua formação acadêmica são aos variáveis mais importantes, com maior peso no crescimento profissional. 

AT - Quais são os critérios que um profissional deve levar em conta ao escolher uma pós-graduação? Quais as áreas que estão sendo mais valorizadas no mercado? 

MS - A experiência comprovada da instituição na área do curso escolhido. Deve avaliar o corpo docente, verificar se tem uma vivência profissional na área, além de sólida formação acadêmica. A reputação da instituição escolhida é fundamental, bem como sua participação em associações importantes do setor. Os convênios de intercâmbio internacionais, além da qualidade do corpo discente, são outros parâmetros que devem ser utilizados.

AT - O profissional deve fazer uma pós para dar um upgrade no seu currículo ou porque é uma exigência do mercado atual? 

MS - Além de valorizar seu currículo,  o mercado atual considera a formação do profissional além da graduação. Cursos de extensão, pós-graduação, certificações e conquistas profissionais exercem um papel muito importante na hora de superar outros candidatos em processos seletivos, cada vez mais disputados e exigentes  em função da crise e do aumento do desemprego em várias áreas. 

AT - O momento mais adequado para se optar por uma pós-graduação é quando termina a graduação ou depois que já estiver inserido no mercado de trabalho? 

MS - Preferencialmente, depois que o profissional tive rum planejamento de carreira mais definido. Idealmente, ele deve ter uma experiência profissional e uma perspectiva de crescimento na área escolhida, para que tenha maior aplicabilidade das ferramentas e conhecimentos aderidos. Normalmente, se considera entre três e cinco anos após o término da graduação. 

Fonte: Caderno Pós-Graduação 


Data da notícia: 24/02/2016


Voltar

Você está procurando especialistas em Pós Graduação?